A
filosofia da educação é o estudo dos objetivos, dos processos, da natureza e
dos ideais da educação. Pode estar dentro do contexto da educação como uma
instituição social ou mais amplamente como o processo de crescimento
existencial humano, isto é, como é que nossa compreensão do mundo é
continuamente transformada (seja através dos fatos, dos costumes sociais, das
experiências, ou mesmo das nossas próprias emoções).
A palavra educação pode
ser derivada, alternadamente, de dois termos do latim: educere e educare.
A primeira tem o sentido de “conduzir exteriormente”, a segunda tem o sentido
de “criar” ou “alimentar”. É interessante notar que nenhuma das partes dessa
etimologia dupla é dispensável. Optando por educere temos uma acepção
de educação em que são importantes as regras exteriores ao aprendiz. Adotando educare
a acepção de educação é a que espera ver o aprendiz colocando regras para si
mesmo.
Ora, em termos de filosofia da educação, as
duas grandes linhas mestras na pedagogia coincidem com essa dupla etimologia.
Há uma pedagogia que acredita que a educação se realiza como uma maneira de
tornar o aprendiz aquele que assimila regras que não são suas, mas que passarão
a ser suas e que, por isso mesmo, o tornarão uma pessoa educada. Há uma outra
pedagogia que entende a educação como uma maneira de tornar o aprendiz capaz de
forjar suas próprias regras e, tendo isso ocorrido, ele pode se considerar uma
pessoa educada.
Bibliografia
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo:
Moderna, 1996.
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À filosofia da educação como aqui caracterizada deve, portanto, seguir uma teoria da educação que tenha como principal tarefa o exame dos princípios básicos, objetivos, valores, etc., que prevalecem em nossa cultura e que norteiam, atualmente, a educação em nosso país,pois a reflexão crítica sobre eles e sobre a realidade social, econômica e cultural que envolve o processo educacional, e, se necessário for quase, a proposta de novos princípios básicos, objetivos e valores para a nossa cultura e para a nossa educação.
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ResponderExcluirANDREI
ExcluirA Filosofia da Educação cumpre um papel fundamental dentro da escola, enquanto detentora do processo educativo. A filosofia da educação propõe um movimento de auto-reflexão, isto é, uma postura refletida da educação, onde a educação não de se desvincular da realidade, mas se propõe a buscar seus fundamentos na práxis. Assim, a educação se auto-avalia e é avaliada a partir de uma filosofia da educação