A
maiêutica é a técnica através da qual se consegue observar como é que uma
ciência desconhecida se transforma progressivamente numa ciência conhecida. No
entanto, no diálogo Protágoras, a maiêutica não aparece. Segundo Platão,
Sócrates fora buscar a sua arte da maiêutica a sua mãe que era parteira. Na
Grécia clássica só as mulheres que já não podem dar à luz estão autorizadas a
ajudar ao parto das outras.
Sócrates
considerava a sua arte como a arte de parturejar; só que agora são homens que
dão à luz e é do parto das suas almas que se trata. Sócrates revelava aos outros aquilo que eles
próprios sabiam sem de tal terem consciência. Ele pretendia que o seu
questionamento sistemático levasse os outros a um ponto crucial de consciência
crítica, procurando a verdade no seu interior, dando assim lugar ao "parto
intelectual". A maiêutica é, assim, a fase positiva, construtiva, do
método socrático que permite o acordo através das certezas universais obtidas
pela definição após a discussão. Trata-se de um diálogo do primeiro período que
se caracteriza pela ausência da teoria da reminiscência que serve de fundamento
à maiêutica.
A maiêutica socrática funcionava a partir de dois momentos essenciais: um
primeiro em que Sócrates levava os seus interlocutores a pôr em causa as suas
próprias concepções e teorias acerca de algum assunto; e um segundo momento em
que conduzia os interlocutores a uma nova perspectiva acerca do tema em
abordagem. Daí que a maiêutica consistisse num autêntico parto de ideias pois,
mediante o questionamento dos seus interlocutores, Sócrates levava-os a colocar
em causa os seus "preconceitos" acerca de determinado assunto,
conduzindo-os a novas ideias acerca do tema em discussão.
Sócrates inaugura o método quando institui a maiêutica, ou seja, a arte de
perguntar.
Platão aperfeiçoa a maiêutica de
Sócrates e a transforma no que ele chama dialética.
Bibliografia
CHAUI, Marilene,
Filosofia Novo Ensino Médio. Ed. Atica, 2005.
Andrei
ResponderExcluirA maiêutica significa dá à luz um novo conhecimento, um aprofundamento que não chega ao conhecimento absoluto. Sócrates comparava frequentemente este método com a profissão da sua mãe que era parteira, pois era possível trazer a verdade à luz. Assim, ele voltava-se para os outros, quer fossem adolescentes, militares ou sofistas consagrados como Protágoras e Górgias, e interrogava-os a respeito de assuntos que eles julgavam saber.