domingo, 15 de abril de 2012

Reflita e explique a diferença entre a “Filosofia” e “Filosofia de Vida”.


A palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
Pitágoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. “Quem quiser ser filósofo necessitara infantilizar-se, transformar-se em menino”. (M. Garcia Morente).J
Já a  filosofia de vida interfere nas atitudes, (modo de agir e reagir), a tudo que nos acontece em todos os aspectos na nossa vida particular e coletiva.
Nós elaboramos nossa filosofia de vida com a vida. Adquirindo a concepção do que é a vida e de como devemos vivê-la, a partir das nossas experiências diárias, aprendidas nas relações que estabelecemos com a família, o trabalho, a sociedade e a cultura. Tudo isso intera a nossa realidade e a forma como optamos viver a vida no mundo que nos cerca.
Filosofia de vida é como um norte; como um senso crítico; como algo que nos guia e dá segurança para lutar por aquilo que para nós é importante.
Referência

CHAUI, Marilene, Filosofia Novo Ensino Médio. Ed. Atica, 2005.

5 comentários:

  1. Andrei

    A permanencia do mito é uma expressão fundamental do viver humano. Tudo o que pensamos se situa primeiramente no horizonte da imaginação, nos pressupostos miticos, cuja o sentido existencial serve de base para todo trabalho. Voce mencionou Afrodite que na mitologia grega representava a deusa da beleza e do amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrei,
      Realmente a filosofia de vida interfere muito nas atitudes, (modo de agir e reagir) a tudo que nos acontece em todos os impactos da nossa vida sendo particular ou coletiva, não se esquecendo que no mundo em que vivemos, onde nos defrontamos com o “corre-corre”, a concorrência e a ambição, necessitamos desenvolver cada vez mais a capacidade de argumentar, de discutir, de interpretar e de nos posicionarmos para termos condições de conviver com essas situações, fazendo presentes em nossas vidas a ética e o respeito para com as pessoas e o meio. Portanto o homem, à medida que consegue dominar e modificar a natureza e o conhecimento a sua volta, renova-os constantemente e, com isso, possibilita avanços e progressos a cada geração . Então, a cada novo dia o homem precisa buscar saídas, respostas, solucionar problemas e saber escolher, requisitos fundamentais para quem quer acompanhar a rápida transformação do nosso mundo, e isso só será possível através do uso inteligente e criativo do pensamento.
      Apesar de tanta tecnologia que facilitar nossas vidas, os meios de comunicação fazerem parte integrante do nosso dia-a-dia, sempre precisaremos do outro, pois não podemos viver sozinhos. Por isso estabelecemos vínculos afetivos, pois somos seres que necessitam de afeto, de compreensão, de aceitação, de auto-estima e respeito.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. OI Andrei.A filosofia de vida é tudo que vivemos até mesmo o que sentimos mas muitas das vezes nos não paramos para pensar o que é filosofia de vida.Gostei muito do seu comentário e achei muito interessante quando vc coloca a vida e a morte.A filosofia é isso mesmo. Marta.

      Excluir
  2. Olá Andrei

    A filosofia é importante para a sociedade, pois ela é que da sentido a vida humana. A sua estrutura lógica é capaz de produzir conceitos e idéias. A filosofia é, portanto uma atitude reflexiva.
    Segundo Platão diz que Sócrates teria afirmado certa vez que uma “vida sem reflexão não merece ser vida”

    ResponderExcluir